Sunday, March 19, 2006

Plastique Noir


RELEASE 2005/2006

O Plastique Noir formou-se no final de 2005 por membros e ex-membros de bandas do underground de Fortaleza/CE/Brasil, cansados dos limitados horizontes estilísticos de sua estática cena, a qual se restringe, em grande parte, entre dois extremos: o metal e o hardcore. Igualmente entendiantes têm sido, para eles, os formatos convencionais de apresentação ao vivo de bandas locais, sempre pouco explorados em suas possibilidades artístico-performáticas e intertextualizadoras com outras linguagens que não a musical.

Assim, uniram-se Airton S. Nepomuceno (ex-Mallka), Márcio Benevides (ex-The Memphis Mafia), Danyel Fernandes (Silenzio) e Max Bernardo (ex-Dust To Dust/Rebel Rockets), e, aproveitando o revival do pós-punk no qual muitas bandas têm investido recentemente, apostam na face mais obscura do gênero, trazendo à tona o gothic rock/darkwave oitentista e noventista, mas sempre com uma roupagem contemporânea que agrega elementos de estilos afins como o death rock, o industrial, o ethereal, o new romantic, o próprio punk rock e até o electro. Esta pluralidade confere a forma que envolve e dá (não)vida ao contéudo, ao mesmo tempo que promove um diálogo entre a visceralidade, marginália e o hedonismo auto-destrutivo próprios do (pós)punk, e a sofisticação e requinte do clássico acadêmico. O arremate na atmosfera sintética, fria e alienígena provém do quinto integrante: Sister Hurricane, uma antiga drum machine SR-16.

Única no estilo em Fortaleza, o Plastique Noir (que, em francês, significa plástico negro) adota como nome o saco que guarda cadáveres em necrotérios. A música, soturna mas dançável, também envolve corpos e mentes, levando-os a uma experiência intensa através de letras em inglês que evocam os mitos e factualidades de horror, a morbidez, a melancolia e a loucura gerada no conflito das infinitas paixões que habitam o labirinto existencial humano. Além disso, cada passo da banda é meticulosamente planejado por seus membros, desde a parte lírico-musical à arte gráfica e cenografia, valendo-se de suas aptidões profissionais bastante diversas entre si. Atualmente, divulgam seu CD demo de estréia, intitulado "Offering", através de seus shows, da internet e de apresentações nos veículos midiáticos de sua cidade.

Bem-vindos ao pesadelo pós-moderno.


estilo: Darkwave

e-mail: plastiquenoir@gmail.com

integrantes:
Márcio Benevides - guitar
Danyel Fernandes - bass
Max Bernardo - synth
Sister Hurricane - drums
Airton S - vox


referências: The Cure, Clan of Xymox, Cocteau Twins, Diary of Dreams, Sisters of Mercy, Depeche Mode, Bauhaus

Fotolog: http://www.fotolog.com/plastiquenoir



cidade /estado / país : Fortaleza / CE / Brasil

Discografia:
• Offering [ CD demo - 2006 ]


Baixe Mp3 aqui:

Plastique Noir - Silent Shout

Plastique Noir - Six Feet Under

4 comments:

Carol Lohak said...

Esse banda realmente.. vale a pena.. pq é muitooooo fodaa!!..

:D

Anonymous said...

Passando por aqui para agradecer de todo o meu coração negro o apoio e os elogios, caríssima Carol Epstein! Em nome de toda a banda Plastique Noir, agradeço muitíssimo e rogo aos deuses para em breve estar tocando por estas terras! Goths up!

Anonymous said...

bom sobre a banda?
nossa eu axei muito interresante...
bem sonora e bem legal...
as batidas sao otimas...
o vocal...muito bom...e cm ja tinha falado o som e muito bom.,...
adorei...

Anonymous said...

legal :)